Iogurte – Saiba que ele é especial na alimentação das crianças!

O iogurte pode fazer tanta coisa pela saúde das crianças, que faz um tempo que eu estava querendo falar sobre ele. A Rafaela adora!!! Um dia desses eu estava em uma loja comprando um pote térmico infantil (aqueles que conservam alimentos frios ou quentes por algumas horas) e a vendedora me perguntou em quais situações eu usaria o pote e respondi que estava querendo comprar para colocar iogurte natural, ela se espantou ao saber que a Rafaela gostava de tomar o famoso iogurte, aquele que a maioria não gosta por ser “azedinho”. Achei bacana falar como é importante introduzir este alimento desde cedo na alimentação da criança.

O iogurte de acordo com a portaria 742/92, é um produto obtido através do processo de fermentação láctica com ação exclusiva das bactérias Streptococcus thermophilus e Lactobacillus bulgaricus, devendo estarem vivas e abundantes no produto final, razão pelo qual o prazo de validade é relativamente curto de 30 a 40 dias.

Essas bactérias são as responsáveis por tornar o iogurte um alimento tão abundante em benefícios para a saúde, que dá para fazer uma lista imensa deles, mas vou falar dos mais importantes e acredito que seja o suficiente para considerar o iogurte como um alimento obrigatório no cardápio das crianças, são eles:

Rico em cálcio, importante nutriente para fortalecimento e crescimento de ossos e dentes saudáveis.

Reforça a capacidade de resistir a doenças, pois possui função probiótica (contêm microorganismos vivos) ajudando a reforçar a barreira imunitária do intestino.

Excelente aliado do estômago, ajudando a manter um bom funcionamento do aparelho digestivo.

Contém proteínas de alto valor biológico.

Possui vitaminas do complexo B e minerais (fósforo e magnésio) essenciais para o crescimento.

Indicado no tratamento de diarreias para ajudar a restabelecer a flora intestinal.

O mais interessante é que além dos benefícios da lista acima, o iogurte é versátil, pode ser utilizado de diversas maneiras, como molhos para saladas, pode substituir maioneses ou cremes para mergulho de petiscos, na salada de frutas, por exemplo.

Quando oferecer iogurte para as crianças?

A Rafaela tinha entre 7 e 8 meses quando ofereci o iogurte pela primeira vez, é muito importante seguir as recomendações do pediatra, após o início da introdução alimentar, cada tipo de alimento dever ser oferecido gradativamente para observar se a criança apresenta alguma reação alérgica.

Apesar de ser uma opção para quem possui intolerância a lactose (o açúcar do leite), pois durante o processo de fermentação as bactérias liberam ácido láctico reduzindo consideravelmente a quantidade de lactose no produto final, ainda não existem parâmetros seguros de consumo para intolerantes à lactose, mesmo cada indivíduo tendo um grau diferente de intolerância. E mais uma vez, reforço a importância de tirar todas as dúvidas com o pediatra, além da intolerância à lactose, existem crianças com alergia a proteína do leite, enquanto a intolerância à lactose apresenta alguns sintomas como desconforto abdominal, a alergia a proteína do leite causa sintomas mais graves.

Como posso oferecer iogurte ao meu filho?

Dá para variar bastante, eu prefiro dar puro mesmo, você pode fazer uma papinha de frutas ou picá-las, uma outra opção seria bater no liquidificador, uma alternativa aos iogurtes de sabores que encontramos nos supermercados. O iogurte vai bem com qualquer fruta, manga, banana, mamão, maça, abacate, morango, são as mais comuns, mas você também pode misturar, por exemplo, banana com maça combinam perfeitamente, outra combinação bem legal é o morango com a banana, estando bem madura, a banana serve para dar um gostinho mais doce à preparação.

Tipos de Iogurte

Somente os produtos com a denominação “iogurte” tem as caracterísitcas acima, são os que possuem as bactérias vivas no produto final e não deve ser confundido com outras terminações.

Iogurte (Integral, Desnatado ou Semidesnatado) – Ele é a razão deste post! Não tem adição de nenhum outro ingrediente, além das culturas microbianas e o leite, a diferença entre um e outro é a quantidade de gorduras totais.

Iogurte com polpa, suco ou pedaços de frutas – Este tipo de iogurte contém açúcar adicionado na sua composição e outros tipos de ingredientes não naturais, como conservantes, corantes e aromas artificiais.

Bebida Láctea – Muito parecido com o iogurte, as pessoas confundem seu valor nutricional, este produto pode conter soro de leite (subproduto da produção do queijo) ou amido de milho e também outros ingredientes artificiais.

Grego – considerado um iogurte com maior valor proteico em relação ao iogurte natural, porém vale ressaltar a importância de ler o rótulo do produto ao escolher esta opção. Sua produção não é totalmente regulamentada aqui no Brasil, por isso, há muitas diferenças na lista de ingredientes de cada marca, podendo conter excessos como gorduras, creme de leite e amido de milho.

Petit Suisse – Não é um iogurte, seu processo de fabricação é totalmente diferente a de um iogurte natural. Considerado um produto com excesso de açúcar, conservantes e corantes. Não indicado para crianças menores de 4 anos.

 

Aqui em casa consumimos o Natural integral e de vez em quando o Grego que são as opções mais saudáveis. A Rafaela não gosta de iogurtes aromatizados ou com polpa de frutas. Nunca ofereci petit suisse, aprendeu a comer após os 3 anos de idade na escola, mas até hoje dificilmente ela pede em casa.

Dica: Para aproveitar todos os benefícos deste super alimento, nunca ofereça para a criança após as refeições e sim como uma opção de lanche ou no café da manhã, as principais refeições são fontes de ferro e iogurtes de cálcio, ferro e cálcio competem entre si no organismo e o mesmo não consegue absorver os dois juntos, ou seja, um anula o outro. É muito importante repensarmos esse hábito, pois a deficiência de ferro é uma das principais causas de anemias em crianças.

 

Agora que vocês já conhecem um pouco sobre os benefícios do iogurte que tal começar a oferecer para os pequenos!

Um super beijo!

Deixe seu comentário!