Baby Blues – que tristeza é essa?

Já contei aqui no blog que passei por essa fase de tristeza e comentei também que incomoda e muito. Entre tantas alegrias que envolvem o nascimento de um bebê, vem a tristeza, a melancolia pós-parto e você chega a se perguntar, se questionar, será que não estou feliz? será que fiz a escolha certa? A mulher se encontra em uma situação contraditória e mais confusa ainda quando relembra o período da gestação, onde tudo parecia um sonho. A sociedade de hoje nos mostra uma outra imagem, o lado romântico da maternidade, de tal modo que nos faz viver esse período do puerpério em segredo.Esta confusão de sentimentos pós-parto se chama “Baby Blues” e você mamãe de primeira viagem não precisa se preocupar, esta é uma situação normal e esperada. Estima-se que o Baby Blues acontece com 60% a 80% das mulheres.

De verdade, na época em que a Rafaela nasceu não sabia nada sobre isso, somente depois de alguns dias é que fui pesquisar sobre o assunto. Hoje com o blog e depois de contar um pouco como foi a experiência do nascimento e pós-parto da Rafa, pensei em escrever este post para tranquilizar e ajudar outras mamães, a esclarecer suas dúvidas e tentar aproveitar melhor este momento tão esperado, que é a chegada do bebê.

Afinal o que é o Baby Blues?

Também conhecido como tristeza materna, é um período de humor depressivo que pode acontecer já nos primeiros dias pós-parto, podendo durar por volta de 20 dias, confesso que o meu foi um pouquinho mais, não me lembro ao certo, mas meu marido na época tirou férias após o nascimento da Rafaela e lembro que quando ele voltou ao trabalho, eu já estava bem adaptada e tranquila.

Sintomas como: irritabilidade, impaciência, ansiedade, mudanças bruscas de humor, indisposição, tristeza, insegurança, baixa auto-estima e crises de choro chegam sem aviso.

Ainda não se sabe ao certo as principais causas desta melancolia, mas acredita-se que as mudanças hormonais sejam as responsáveis, pois estão a pleno vapor em seu corpo para se ajustar as novas necessidades suas e do bebê, como dormir e se alimentar por exemplo.

Especialistas afirmam ainda que o baby blues não é somente uma condição fisíca, mas psíquica também, por isso mães adotivas e os homens também podem vivenciar o baby blues.

Além disso, o lado emocional está fragilizado, você está cheia de dúvidas, o peso da responsabilidade em cuidar de um recém-nascido tão frágil e a exaustão dos primeiros dias contribuem para as dificuldades desta nova fase.

O bom disso tudo é que essa tristeza vai embora, você consegue se adaptar aos poucos a nova rotina, mas fique atenta, se os sintomas permanecerem sem melhora, o quadro pode estar evoluindo para uma depressão pós-parto, considerada uma doença grave que deve ser tratada com acompanhamento de especialistas.

O mais importante durante este período é conversar! Não esconda seus sentimentos, não sofra sozinha, o apoio das pessoas de sua confiança são fundamentais, a compreensão e o respeito de todos serão importantes para ajudá-la a passar por mais este momento.

Se for necessário explique que precisa apenas chorar, desabafar, isso não significa que quem estiver por perto deva procurar soluções para o problema, o Baby Blues é uma condição física e involuntária e do mesmo jeito que ele chega, vai embora, não é necessário um tratamento específico. Os médicos dizem que isso não é constante, ou seja, você não passa o dia todo com o sintomas, são por alguns momentos, por isso ressaltamos tanto a importância de conversar, se preferir compartilhe esta situação com o seu médico se perceber que algo está fora do normal.

Aceite e peça ajuda para as tarefas domésticas e com o bebê, cuide de si mesma! Afinal nem tudo na maternidade é alegria, você mãe passou por diversas transformações, seu corpo mudou, se preparou para gerar uma nova vida e está se adaptando para suprir novas necessidades, então não se cobre tanto, deixe a melancolia no seu tempo ir embora, sem ficar se culpando à toa. Mesmo você tendo feito cursos para gestantes, lido diversos artigos sobre a chegada do bebê, na prática é bem diferente, mesmo você tendo a impressão que o mundo vai desabar, que não está dando conta, acredite em você e que tem a capacidade para fazer tudo o que esta nova fase exige!

Gostou do post? E você, também passou por algo parecido? Deixe o seu comentário!

Um Beijo

Lu

Deixe seu comentário!