Reflexão: sobre filhos e a independência financeira na aposentadoria.

Já parou para pensar por alguns minutos como será sua independência financeira na velhice?

Um comportamento comum em famílias, é sempre priorizar as necessidades dos filhos primeiro e consequentemente ficamos para segundo plano, agindo assim temos a sensação de que estamos cumprindo nosso papel, de que estamos dando nosso melhor pela felicidade de nossos filhos.

Mas será que nos deixar em segundo plano realmente trará essa tão sonhada felicidade?

Segundo a jornalista e economista brasileira Mara Luquet, durante o 3º Seminário Internacional de Mães, a resposta é não. Seu filho não será feliz na vida adulta sabendo que seus pais possuem uma situação financeira ruim.

Quando pensamos no futuro dos nosso pequenos, precisamos pensar no nosso também, segundo pesquisa do IBGE realizada com mais de 30 milhões de brasileiros , 85% da população sabem da importância de poupar e ter uma reserva a longo prazo, deste montante 52% não possui reserva alguma para isso e apenas 1% dos aposentados vivem sem ajuda de terceiros para sobreviver.

É um número bastante preocupante, comparado ao que teremos em pouco mais de uma década, a população de idosos poderá se igualar com a de jovens, de acordo com pesquisa Tábuas da Mortalidade de 2013 realizada pelo IBGE.

Isso significa que as pessoas estão vivendo mais e precisamos pensar em nossas economias para que durem o tempo em vida, nossos anos produtivos terão que custear todo esse período, sabemos que a velhice pode custar caro e esse é mais um motivo para se planejar.

Eu não gostaria de depender de ninguém na velhice, de verdade desejo uma aposentadoria tranquila pra mim e meu marido, mas não somos capazes de prever nossas necessidades futuras, concordo com a opinião de especialistas no assunto, não me sentiria feliz sabendo que meus filhos têm a obrigação de dispor parte de seu dinheiro para cuidar dos pais, quero que sigam sua trajetória livres de preocupações.

E qual seria a dica para isso: Planeje seu futuro, faça um diagnóstico financeiro atual. Se necessário mude, crie novos hábitos e inclua toda família nas mudanças, novas atitudes só trará benefícios a todos.

Aqui em casa controlo os gastos estipulando um valor máximo com cada tipo de despesa, aprendi lendo livros e pesquisei modelos de planilhas na internet para lançamento e controle de despesas.

Bom, espero que esta reflexão ajude vocês a perceberem a importância de uma vida financeira saudável e sem conflitos com os filhos na vida adulta.

Até mais,

Deixe seu comentário!