Panqueca Nutritiva de Maça

Hummm, eu amo panqueca!!!

Há um bom tempo substituí o pão do café da manhã (não foi fácil gente! mas hoje simplesmente não sinto falta), como um dos hábitos da minha reeducação alimentar e o resultado foi ótimo, então estou sempre em busca de alternativas para minhas refeições.

Essa receita de panqueca de maça é uma delas, aqui em casa faz parte do nosso dia-a-dia.

Faço para o café da manhã recheada com ricota ou queijo branco fresco e também faço de lanchinho para a Rafa. Façam e me contem depois, essa receita é versátil, serve tanto para recheio doce ou salgado.

Ingredientes:

1 e ¼ de xícara (chá) de leite

12 colheres (sopa) de aveia em flocos finos

2 maças

2 ovos

2 colheres (sopa) de óleo de milho

8 colheres (sopa) de farinha de aveia

2 colheres (chá) de fermento em pó

½ colher (chá) de sal

Descasque as maças, corte em 8 pedaços e leve ao fogo para cozinhar no vapor até que fiquem bem macias, aproximadamente 30 minutos. Após cozidas, amasse bem e reserve.

Misture o leite e a aveia em flocos em um recipiente e deixe descansar por 5 minutos.

Em um outro recipiente misture com um batedor a maça reservada, os ovos e o óleo, junte o preparo do leite com a aveia acima e mexa mais um pouco. Acrescente a farinha de aveia, o sal e por último o fermento mexendo delicadamente.

Aqueça uma frigideira antiaderente em fogo baixo, coloque em média 2 colheres (sopa) cheias de massa e espalhe de forma circular pelo fundo da frigideira até ficar do tamanho que desejar, eu geralmente faço dois tamanhos, forro todo o fundo da frigideira e as vezes faço mini “discos”, este último é legal para oferecer as crianças.

Quando começar a desprender do fundo da frigideira, vire e deixe mais um pouco para dourar o outro lado. Nesta etapa se preferir você pode colocar algum recheio da sua preferência, assim ele fica quentinho também.

E as vezes acrescento 1 colher (sopa) de chia na massa, não altera o sabor e fica mais saudável ainda.

Dependendo do tamanho que você fizer rende em média de 12 a 15 porções e pode ser guardada na geladeira por até 3 dias.

 

Deixe seu comentário!