Fases da Natação: Entenda como será o aprendizado do seu filho no esporte.

Gostaram do post sobre os benefícios da natação? Espero que sim! A intenção com o post foi tirar dúvidas e ajudar na escolha de um esporte para o seu filho. Aproveitando o papo sobre natação, esse post fala mais um pouquinho sobre esta modalidade, além de saber que escolheu uma ótima atividade física para seu filho, você entenderá a sua evolução e habilidades dentro do esporte.

A natação dispõe de bastante conteúdo para escrever, por isso resolvi fazer um post somente sobre seus benefícios e achei bacana agora falarmos sobre as etapas que o esporte é dividido, informações importantes para ajudá-los a acompanhar o desenvolvimento do seu filho.

Os pais costumam ficar anciosos para que os filhos aprendam a nadar logo, mas como todo aprendizado, há algumas etapas a serem vencidas, até que se chegue ao verdadeiro objetivo, para um melhor aproveitamento, a natação infantil se divide em níveis:

Bebês – 6 meses a 3 anos

O objetivo aqui não é ensinar o bebê a nadar e sim a estimular o desenvolvimento motor dentro da água, adaptação ao meio líquido e a socialização devido a presença de um grupo fora do círculo familiar. As aulas são ministradas na companhia dos pais ou responsáveis, um ótimo momento para aprimorar laços afetivos.

Dos 3 aos 5 anos

Nesta faixa etária a criança já possui uma maior estabilidade postural, inicia-se as atividades de movimento de braços e pernas de crawl, imersão, flutuação dorsal e ventral, saltos, nado sobrevivência, descida e subida. Não estranhe ver seu filho nadando de forma “desajeitada” nesta fase eles ainda estão apredendo a equilibrar o corpo na água.

Dentro desta faixa de 3 a 5 anos, as escolas de natação desenvolvem um processo pedagógico e um planejamento de aulas com objetivo de atender crianças em diferente níveis de aprendizado, respeitando os limites de idade.

A intenção nesta fase é que o esporte contribua para o desenvolvimento do seu filho.

A partir de 6 anos

As habilidades aprendidas até aqui serão aprimoradas e outros tipos de nado serão conhecidos, como nado de peito, borboleta, costas, ondulação e também inicia-se a introdução ao mergulho.

Acima de 7 anos

A partir daqui a criança já nada os quatro estilos completos, nesta fase a criança já está preparada para dar início ao treinamento aeróbico e de velocidade. E quem sabe a partir daqui preparar um futuro campeão!

Pronto agora que você já conhece as etapas e os benefícios da natação, bora acompanhar a evolução do filhote!

Deixe seu comentário!