Natação! Conheça os benefícios para o desenvolvimento físico e intelectual na infância.

A natação é considerada um esporte fundamental na saúde das crianças, completo e de fácil escolha, pelos pais e crianças, pois a maioria adoram brincar com água.

De costume sempre ouvimos dizer que a natação é um esporte que ajuda amenizar problemas respiratórios, além de melhorar o condicionamento físico, fortalece a musculatura e permite maior mobilidade das articulações, vantagens já conhecidas do esporte.

Mas além destes, há inúmeros outros benefícios que nem imaginamos que a natação pode fazer pelo nosso corpo e pela nossa mente, conheça alguns deles:

– Reforça o sistema imunológico: se praticada de forma regular e por ser uma atividade física considerada moderada, a natação ajuda a ativar o sistema imunológico ainda em desenvolvimento na fase infantil. Diminuindo a incidência de doenças.

– Melhora a capacidade cardiovascular: os movimentos de braços, pernas e tronco, juntamente com o trabalho de respiração na água, diminuem a incidência de doenças cardiovasculares.

– Crianças inseridas em um programa de adaptação ao meio líquido em idade pré-escolar tem um rendimento mais satisfatório durante o processo de alfabetização, um bom motivo para esta fase ser bem sucedida.

– Nadar libera sensação de liberdade e ao mesmo tempo é relaxante, seus movimentos exigem concentração e esses desafios na água despertam a sensação de bem-estar.

– Sobrevivência: importantissímo fator, mas não devemos pensar somente nele, mas é um alívio saber que nosso filho saberá o que fazer em situações de risco.

– Desenvolve a sociabilidade e a autoconfiança, a prática de exercícios aquáticos motiva a realização de movimentos livres e prazerosos, estimulando a criança a se conhecer melhor e ao mesmo tempo perceber que todos são importantes.

– Ajuda no controle de peso, fundamental para uma vida saudável.

– Melhora do sono: o controle da respiração dentro d’água e o esforço dos movimentos causam cansaço, dando a sensação de sonolência.

– O esporte pode ajudar a diminuir os sintomas de asma, bronquite, no tratamento e recuperação de problemas ortopédicos.

– Há diversos estudos e artigos em relação a prática da natação e o desenvolvimento psicomotor infantil, ou seja, praticar atividade aquática ajuda a desenvolver capacidades motoras, afetivas e cognitivas.

E para completar esse pacote de benefícios, a natação é a única atividade que pode ser praticada sem contraindicações, devemos somente nos atentar a idade mínima recomendada, 6 meses de vida, assim o ouvido está desenvolvido o suficiente para dificultar a entrada de água, diminuindo os riscos de infecções.

E aí encontrou algum motivo para colocar seu filho na natação? Aposto que sim!

Ahhh, é muito importante antes de tudo a criança gostar de praticar o esporte, sua escolha deve ser respeitada, assim ela sempre terá prazer no realizar e a atividade física não se tornará uma obrigação.

Nos próximos posts sobre natação vou falar sobre as fases do esporte e como escolher a academia ou escola para seu filho.

Um beijo e nos vemos nos próximos posts!

Deixe seu comentário!