Rafa é canhota!

Quem já não ouviu dizer que pessoas canhotas são mais inteligentes e sempre tem alguém famoso para destacar? Será? Eu fui pesquisar o que dizem sobre pessoas canhotas e acabei descobrindo coisas bem interessantes, a Rafa nitidamente já nos mostrou o seu lado dominante, é o esquerdo! Ela escreve, usa a tesoura, a faca com a mãe esquerda e chuta com o pé esquerdo também.

Na minha família meu irmão do meio e minha afilhada são canhotos, a vida inteira isso foi tão comum para mim, os dois nunca tiveram grandes dificuldades em se adaptar a alguma coisa. Quando observamos que a Rafa seria canhota, bateu a curiosidade para saber mais sobre essa pequena população, estimada entre 10% a 12% no mundo.

Não há nada comprovado cientificamente ainda sobre o que leva uma pessoa a ser canhota ou destra, cientistas defendem a teoria sobre a influência do cérebro pela preferência de um dos lados do corpo, ou seja, não só pelo uso da mão, mas do pé e até do olho.

Sabe-se que a probabilidade de filhos de pais canhotos nascerem canhotos é grande, mas não é uma regra, como falei um pouco acima, meu irmão e afilhadas é quem são canhotos.

A descoberta aqui foi totalmente natural, a preocupação veio somente agora aos 4 anos, período em que a Rafa começou a usar efetivamente a tesoura na escola e aqui em casa estamos na fase de recortar tudo, foi quando percebi que ela usa a tesoura para destro normalmente com a mão esquerda, até questionei a professora, que disse que ela se adaptou bem com o manuseio da tesoura e pela pouca idade pode ser que ela ainda apresente habilidade com as duas mãos, talvez seja por isso não termos observado esta sua particularidade da mão esquerda antes, maçanetas ela abre com a mão direita, por exemplo. Quando uma criança desenvolve a habilidade de manuseio em ambos os lados do corpo, são ambidestras, daqui para frente, nosso desafio será em observar como será o seu nível de dificuldade para usar outros objetos como abridor de latas, saca-rolhas, mouse ou instrumentos musicais.

Porém hoje em dia, há opções de lojas especializadas em produtos para este público. A No Destro (https://www.nodestro.com.br/) é uma, com um acervo bem completo de itens para canhotos, como material escolar, instrumentos musicais, utensílios de cozinha e ferramentas.

* É importante ressaltar junto ao seu filho, que há recursos especiais para os canhotos, mas o que sempre estará disponível para ele é um mundo feito para destros, essa preparação para o que ele encontrará lá fora é muito importante para evitarmos frustações futuras.

Li um post que falava que o ideal é oferecer os recursos disponíveis para o canhoto, somente após a sua adaptação com os objetos feitos para destros, pois é o que sempre estará disponível para ele. Eu não concordo de maneira alguma com essa afirmação, pois a lateralidade não é uma escolha, não é decidida, ela nasce com a pessoa e fazê-la se acostumar com coisas que infelizmente não foram feitas para ela, é desnecessário (opinião minha, ok?).

Tenha em mente que devemos focar no desenvolvimento do lado dominante, mesmo em que tudo é pensado para destros, é normal que os pais se desesperem quando percebem que o filho é canhoto e já colocam obstáculos achando que a vida dele será difícil e tentam estimular um lado que não é natural para ele, como era feito em épocas anteriores onde os canhotos eram considerados pessoas estranhas, problemáticas e até forçadas a usar a mão direita, hoje já se sabe que tanto destros e canhotos podem ter os mesmos problemas de aprendizagem, por exemplo.

* considere a lateralidade da criança totalmente normal, seu filho jamais deve se sentir incapaz porque algumas coisas são um pouco diferentes para ele, são apenas alguns detalhes que ele terá que aprender a lidar, no qual é totalmente capaz de se adaptar.

Mas…

Eu consigo perceber se meu filho será destro ou canhoto? Qual idade certa para essa descoberta?

É comum bebês usarem ambas as mãos para fazer as coisas inicialmente, até porque estão em uma fase de descobertas, a partir de um ano, conforme o bebê já vai ganhando uma certa independência para segurar a mamadeira, uma colher ou para desenhar e a entender gestos, como apontar, é possível que a criança prefira uma das mãos sempre, mas você terá facilidade para perceber somente após a escolarização, a lateralidade mesmo estará completamente estabelecida por volta dos 6-7 anos.

Porque as pessoas dizem que os canhotos são mais inteligentes?

O mito do canhoto ser mais inteligente, nada mais é a forma como o cérebro funciona. O lado esquerdo que é associado ao processamento da linguagem falada e escrita, comanda o nosso lado direito do corpo e o lado direito do cérebro ligado à percepção e criatividade, controla o lado esquerdo do corpo.

Porém acredita-se que o controle e as conexões do cérebro do canhoto sejam diferentes dos destros. Não há respostas ainda e nada foi comprovado até o momento, mas muito se fala no esforço que o canhoto tem em se adaptar ao mundo dos destros, obrigando-os a usar ambas as mãos, estreitando assim a comunicação entre os dois lados do cérebro, verdade ou não, poderíamos concluir então que todos nós poderíamos alcançar altas capacidades de processamento de informação treinando para nos tornarmos ambidestros.

Agora que vocês já conhecem mais sobre as particularidades de um canhoto, ele não precisa ser algo lamentoso ou desesperador, é fato que ele faz parte da nossa realidade e precisamos apenas tomar conhecimento de alguns detalhes que contribuem para um perfeito desenvolvimento, sem constrangimentos e frustações, com informação, amor e paciência tudo flui de uma maneira bem mais leve e fácil. Pense nisso!

No próximo post vou falar das curiosidades e dificuldades dos canhotos e dar dicas para quem tem filhos ou conhece alguém com filho canhoto. Não deixem de ler!

Beijos e até o próximo post!

Deixe seu comentário!