Guia para família – Museu Catavento – Tudo sobre o espaço que ensina ciências, tecnologia e cultura!

Vou chamar esse espaço de viagens e passeios de Guia para família, o que acham?

O espaço Catavento Cultural é um lugar para se surpreender. Nós amamos e já visitamos diversas vezes. Além das atrações permanentes, todo mês há uma programação extra para os visitantes do museu. Em Janeiro estivemos por lá para conferir algumas dessas programações extras, participamos do Espaço BIC Educa e do Espetáculo Química em Show.

O espaço é enorme, são 3 andares de atrações e exposição, então prepare-se para passar o dia todo por lá, ainda não fizemos isso, das vezes que fomos ficamos em média de 3 a 4 horas, o museu possui uma lanchonete, mas não disponibiliza almoço, somente salgados, lanches, doces, sucos e cafés. Na primeira vez que visitamos o museu, a Rafa tinha apenas 2 anos e levei a comida em um pote térmico, nós papais lanchamos por lá. Na segunda vez lanchamos todos na lanchonete e apesar de não ser comida, ficou tudo bem, não vejo problema nenhum de vez em quando sair da rotina.

A recomendação para visitação é para crianças acima de 7 anos, mas eu particularmente recomendo para todas as idades, mesmo que você ache que seu filho não vai entender nada do que está vendo, proporcionar essa experiência de observar coisas e explicar o que está a sua volta, satisfazendo sua curiosidade pode ser muito rica para o seu desenvolvimento intelectual. Apenas evite os dias mais cheios, se possível, pois há filas e grande agitação pelas sessões, crianças pequenas costumam se entediar fácil.

O que eu vou encontrar por lá?

O espaço é dividido em 4 grandes seções:

  • Universo (do espaço sideral à Terra)
  • Vida (do primeiro ser vivo até o homem)
  • Engenho (as criações do homem)
  • Sociedade (questões da convivência humana)

Clique aqui para detalhes de cada sessão.

Algumas atividades necessitam de senha, por terem uma capacidade máxima de participantes, para saber mais detalhes acesse o link (http://www.cataventocultural.org.br/vis_esp).

No site Catavento Cultural, na aba Visitação tem todas as informações sobre horários de funcionamento, preços de ingressos e estacionamento. Lembrem de confirmar no site quando estiver programando o passeio, pois estas informações sempre mudam.

Ahhh e não esqueçam de pegar na própria bilheteria, o mapa do Museu, após a compra do ingresso. Ajuda bastante a entender o que você encontrará em cada sessão!

Como chegar?

Situado no Palácio das Indústrias, antiga sede da Prefeitura.

Av. Mercúrio, s/n – Pq Dom Pedro II – São Paulo – SP

A região tem o trânsito bastante intenso, pois está muito próximo do Mercado Municipal de São Paulo e da Rua 25 de Março. Nós sempre vamos de carro, o estacionamento do museu é bem organizado. Há opções de acesso pelo metrô e ônibus também.

Infraestrutura

Acesso para pessoas com deficiência locomotora.

Mais informações: http://www.cataventocultural.org.br/home

Curtam bastante o passeio e tentem tirar o máximo de proveito, vou adorar se contarem a experiência de vocês aqui! Um abraço!

Nossa primeira vez no museu

Deixe seu comentário!