Petéquias: Já ouviu falar? Sabem o que é e o porquê surgem?

Fonte: 123rf

Eu nunca ouvi falar sobre isso, até que a Rafaela apresentou sintomas de petéquias no rosto, após vomitar.

Petéquias são pequenos pontinhos vermelhos ou roxos que surgem na pele após um grande esforço dos capilares (pequenos vasos sanguíneos), geralmente inofensivas e tendem a desaparecer em poucos dias. Podem aparecer em qualquer parte do corpo, porém as regiões mais comuns são na face, pescoço e peito.

A preocupação com o surgimento dessas pequenas manchas vermelhas, é que elas devem estar associadas a alguma patologia médica, se aparecerem sem nenhuma razão, é um sinal de alerta, procure um médico imediatamente.

As petéquias podem surgir devido:

Esforço ou tensão exagerados: ataques de tosse, choro intenso, vômito, força para levantar peso ou após o parto.

Medicamentos: sabe-se que a utilização de determinados medicamentos por um tempo prolongado, podem causar hemorragias petequiais, caso desconfie que algum medicamento de uso atual esteja contribuindo para o aparecimento de petéquias, consulte seu médico.

Doenças infecciosas: infecções por citomegalovírus, mononucleose, escarlatina, febre hemorrágica viral, estreptocócicas ou doenças meningocócicas, podem ser responsáveis pelo surgimento do problema na pele, boca e olhos.

Tratamento de saúde: pessoas portadoras de doenças severas ou crônicas podem frequentemente apresentar deficiência de vitamina K, causando hemorragias na pele.

Doença de Púrpura Trombocitopênica Idiopática (PTI): doença autoimune que se caracteriza pela destruição das plaquetas, o nome Púrpura é uma referência ao aparecimento de manchas vermelhas ou roxas indicando o sangramento na pele.

No caso da Rafaela, foram dois vômitos um seguido do outro, ela tinha febre alta, acima de 39º, não apresentava nenhum outro sintoma, não pensamos duas vezes, imediatamente fomos ao hospital. Durante o atendimento no Pronto Socorro contei sobre os vômitos e as manchas, o médico descartou a possibilidade de alguma doença infecciosa, a causa das manchas foi o esforço ao vomitar e o diagnóstico final, apenas um quadro de sinusite.

As petéquias não necessitam de tratamento em si, porém o caminho é descobrir a causa do seu aparecimento, por isso ressalto a importância de consultar um médico, como eu disse acima, elas desaparecem em poucos dias e com a Rafa foi exatamente assim.

Fica mesmo o alerta para pais e familiares, pois o aparecimento dessas pequenas manchinhas pode ser algo mais sério.

Beijos

Lu

Deixe seu comentário!