Seminário Educação Infantil 2019

Após uma sessão de palestras para pais e educadores de adolescentes, o Metro jornal organizará um evento só para falarmos de educação infantil, com foco nos seis primeiros anos de vida da criança, conhecida como “primeira infância”.

Eu gosto muito de firmar parceria com eventos desse tipo, sempre defendo que cada um é único e saímos carregando uma bagagem imensa.

Então para os seguidores aqui do blog não deixarem de participar, estendo o convite  a todos vocês com um super desconto de 50% na inscrição. Nos vemos por lá?


O EVENTO

Educação infantil de qualidade é a base de tudo.

Os primeiros seis anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento do indivíduo. Nesta fase, o cérebro tem altíssima capacidade de absorção e resposta aos estímulos. Trata-se de uma janela de oportunidade única para o desenvolvimento neurológico, cognitivo, psicomotor e emocional das crianças. As experiências durante a primeira infância (dos 0 aos 6 anos de idade) influenciam, por toda a vida, a criança e sua relação com as pessoas que a rodeiam. Esta é também uma fase de maior vulnerabilidade, que demanda proteção especial e um ambiente seguro, acolhedor e propício ao desenvolvimento das potencialidades.  

Quanto mais a neurociência aprofunda os conhecimentos sobre o desenvolvimento nesta fase da vida, mais se evidencia o papel fundamental das instituições de educação infantil e a importância da parceria com as famílias. É preciso despertar a sociedade brasileira para a importância da educação infantil. Semear o pleno desenvolvimento nessa fase é colher por toda vida.


PALESTRANTES:

Beatriz de Oliveira Abuchaim Psicóloga doutora em educação e escritora. Gerente de Conhecimento Aplicado da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal.

Sônia Bercito – Historiadora e escritora. É coordenadora pedagógica e editorial de material didático do Grupo Objetivo.

Pedro Bandeira – Um dos autores mais importantes da literatura infantojuvenil brasileira. Psicólogo  e doutor em educação, já publicou mais de setenta livros.

Bianca Sollero – Psicóloga e pesquisadora do modelo mental infantil. Arte terapeuta, consultora em educação criativa e tutora do programa “Criando Crianças Criativas”

Bete P. Rodrigues – Consultora educacional. Trainer no Brasil da americana Positive Discipline Association e tradutora dos livros de disciplina positiva para o português.

Rosely Sayão – Psicóloga e consultora educacional. Escritora e colunista da rádio BandNews FM, onde faz o programa “Seus Filhos”.

Thaís Dias – Jornalista, chefe de redação da rádio BandNews FM no Rio de Janeiro. Apresentadora do programa “Seus Filhos”, com Rosely Sayão.

Cláudia Cezar – Educadora especializada em fisiologia do exercício. Doutora em nutrição humana e autora de livros sobre o tema, como “Comer, Dormir, Brincar”.

Denis Drago – Pedagogo e consultor  em gestão escolar. Diretor de inovação da Zoom Educação for Life.

Ana Rosa Vilches – Mestre em educação financeira e diretora pedagógica da DSOP. Autora do livro “Independência Financeira ao Alcance das Mãos”.

Magda Dias Gomes Educadora especialista em inteligência emocional, Fundadora da Escola da Parentalidade Positiva (Porto, Potugal) e escritora.

Priscila Boy – Pedagoga, escritora e consultora educacional, com foco na formação de professores e novas tecnologias em sala de aula.

Mauricio de Sousa – Cartunista, escritor e empresário. Criador da Turma da Mônica e membro da Academia Paulista de Letras.

Iara Mastine – Neuropsicóloga, psicóloga infantil, coach parental. Criadora do método “Livroterapia infantil”.

Wimer Bottura Júnior Presidente da Associação Brasileira de Medicina Psicossomática. Psiquiatra especialista em transtornos de aprendizagem na infância e adolescência.


Moderação e curadoria:

Ivana Moreira – Colunista do Metro Jornal e fundadora da Canguru, plataforma de conteúdo sobre primeira infância, Organizadora do Seminário Internacional de Mães (maior evento de maternidade do país) e  coach parental pela Parent Coach Academy, de Londres. Como jornalista, atuou em algumas das maiores redações do país (Veja, Metro, BandNews FM, Band, Valor Econômico e Estadão).


Sobre o seminário:

19 de outubro de 2019 | 8h às 19h
Centro Rebouças de Convenções

Entrada principal: Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 23

Entrada do estacionamento: Av. Rebouças, 600

Direcionado a educadores, profissionais ligados à educação infantil e pais.


Programação:

08h00 | Credenciamento e welcome coffee

08h45 | Abertura do seminário

09h00 | Painel 1: Uma nova escola para novas crianças

Beatriz de Oliveira Abuchaim: Educação infantil de qualidade

Sônia Bercito: Uma legislação para novos tempos

10h00 | Bate-papo com Pedro Bandeira: Literatura na primeira infância*

(*participação especial de Iara Mastine)

10h40 | Coffee break

11h00 | Painel 2: Novo olhar, novas atitudes

Wimer Bottura Júnior: Educação inclusiva
Bianca Sollero: Aprendizagem criativa
Bete P. Rodrigues: Disciplina positiva em sala de aula

12h45 | Intervalo para almoço

14h00 | Bate-papo com Rosely Sayão: Escola e família trabalhando juntas*

(*Participação especial de Thaís Dias)

15h00 | Painel 3: Novas disciplinas para a primeira infância

Cláudia Cezar: Educação alimentar
Denis Drago: Educação digital
Ana Rosa Vilches: Educação financeira

16h40 | Coffee break

17h00 | Painel 4: Filhos melhores para o mundo

Magda Gomes Dias: Construindo inteligência emocional
Priscila Boy: Construindo habilidades sócio emocionais

18h00 | Bate-papo com Mauricio de Sousa, Construindo valores com a Turma da Mônica

19h00 | Encerramento


Informações Úteis: 

Como chegar:

O Centro de Convenções Rebouças fica bem próximo de duas estações de metrô, Clínicas (linha verde) e Oscar Freire (linha amarela). A região também é atendida por diferentes linhas de ônibus, com parada na Avenida Rebouças, a poucos metros do Centro. Para quem preferir ir de carro, o Centro de Convenções Rebouças oferece estacionamento (R$ 60,00 pelo período de até 12 horas).

Onde comer:

L´osteria do Piero (Al. Franca, 1509)

Jazz Restô e Burguers (Al. Itu, 1548)

O´Malley´s (Al. Itu, 1529)

Rosa Bistro (R. Dr.Melo Alves, 82)

Dúvidas?

Público em geral: escreva para metroplus@metrojornal.com.br ou ligue para (11) 3528-8500.

Assessoria de imprensa: Gabriela Willer (21) 98245-2869
Acesse o website oficial: Seminario Educacao Infantil

Deixe seu comentário!