Doenças da Primavera: saiba quais são as mais comuns entre bebês e crianças!

Fonte: 123rf

Estamos na primavera!!! Já sabemos que muitas doenças surgem com a mudança de temperatura, de clima e na estação mais florida do ano não é diferente, com o desabrochar e polinização das flores, algumas doenças são comuns nesta época. O tempo seco entre os meses de Setembro a Novembro favorece a frequência dessas infecções, principalmente entre bebês e crianças. Portanto, é preciso se preparar para proteger os pequenos, mesmo as estações não sendo bem definidas aqui no Brasil, sabemos que essas enfermidades são típicas da primavera.

Vamos descobrir quais são essas doenças?

Conjuntivite: é uma das doenças oculares mais comuns, porém na primavera, com o desabrochar das flores, a concentração do pólen no ar, pode causar alergias e irritações nos olhos, como coceira, queimação, inchaço, lacrimejamento e sensibilidade à luz. Como prevenir? Mantenha os olhos limpos e lubrificados e use soro fisiológico eventualmente para aliviar o desconforto.

Rinite alérgica: pessoas com pré-disposição genética a doença, sofrem bastante nesta época do ano, os sintomas são parecidos com um resfriado, irritação das mucosas nasais e na garganta, coriza, espirros frequentes, mas na verdade é uma reação alérgica ao pólen, o nariz possui terminações nervosas que ligam o órgão aos olhos, então sintomas oculares também chamam a atenção, como olhos vermelhos, lacrimejando e com coceira intensa. Além do pólen, com a mudança de clima nesta época, a concentração de ácaros e fungos no ar são ainda maiores. Como prevenir?

  • para alérgicos ao pólen as recomendações são: Evite deixar portas e janelas abertas ao final do dia, quando a concentração do pólen no ar é maior, recomenda-se o uso do ar condicionado, pois ele ajuda a filtrar o pólen, não seque roupas ao ar livre, pois a umidade é um depósito de pólen. Geralmente esses casos não necessitam de tratamento médico, porém se a crise for intensa, procure um médico para saber qual o melhor tratamento se adequa ao seu caso.
  • sensibilidade à exposição dos alérgenos (ácaros, pragas, fungos, pelos de animais), que já sofrem dos sintomas de rinite ao longo do ano, além dos cuidados de costume, na primavera, recomenda-se deixar portas e janelas abertas para circulação do ar e fazer uma boa higiene nasal com soro fisiológico para aliviar os sintomas.

Catapora ou Varicela: Doença típica da primavera devido ao aumento da temperatura e mais comuns em crianças, porém adultos também podem ser infectados com o vírus. Altamente contagiosa, a doença se caracteriza pela presença de febre e pintas vermelhas com líquido pelo corpo todo. Como prevenir? A vacinação é a melhor prevenção neste caso.

Sarampo: Assim como a Catapora, a doença é altamente contagiosa e preocupante por gerar sérias complicações como pneumonia, infecções da pele e mucosas, meningites e encefalites. A doença causa sintomas como febre, tosse seca, irritação nos olhos, mal-estar, coriza, seguida de manchas avermelhadas pelo corpo. Como prevenir? A vacinação é a melhor prevenção neste caso.

Rubéola:Comum na infância, assim como a Catapora e o Sarampo, o contágio se dá através do contato por gotículas de saliva, espirro, coriza ou tosse e os sintomas são muito parecidos com os da gripe, a transmissão do vírus pode começar antes mesmo da manifestação da doença e em algumas vezes de forma leve, dificultando o correto diagnóstico. As manchas vermelhas pelo corpo também são sinais característicos da Rubéola. A infecção por este vírus produz imunidade permanente, ou seja, ocorre apenas uma vez na vida. Como prevenir? A vacina contra a doença é o melhor caminho, apesar de ser uma doença benigna, a proliferação do vírus pode causar sérias consequências em grupos de pessoas vulneráveis, como as gestantes, por exemplo.

Roséola: Outra doença que deixa os pais de cabelo em pé. É uma virose muito comum na infância, caracterizada pelo início repentino de febre alta, entre 38 a 42ºC e contínua, do mesmo jeito que a febre chega, vai embora, evoluindo para o surgimento de pequenas manchas vermelhas na pele. Como prevenir? Não há vacina para prevenir a doença, a melhor forma de evitar a propagação do vírus é não ter contato com pessoas infectadas e manter bons hábitos de higiene.

Asma: Doença crônica caracterizada pela inflamação das vias aéreas. As crises costumam se manifestar com a chegada da primavera, como reação ao pólen e a baixa umidade do ar. Pessoas que sofrem da doença possuem uma rotina pré-estabelecida como prevenção, utilizam medicamentos controlados de uso contínuo e outros ministrados durante as crises. Como prevenir? Sempre estar atento a mudança do clima de uma estação a outra e evitar o contato com os agentes que desencadeiam a asma.

Escarlatina: comum entre crianças em idade escolar durante a primavera é causada pela mesma bactéria de infecções de garganta (amidalite) e de pele (impetigo, erisipela). Algumas pessoas possuem hipersensibilidade as toxinas produzidas pela bactéria, desenvolvendo a doença, que provoca pequenas manchas vermelhas pelo corpo. Como prevenir? A transmissão da doença ocorre pelo contato direto com a saliva ou secreção nasal de pessoas portadoras do vírus, através de gotículas de tosse ou espirros, a melhor forma de prevenir a doença é evitar o contato com pessoas infectadas, porém um fato curioso sobre a doença é que pessoas saudáveis podem transportar o vírus e não apresentarem sintomas da doença.

Alergias: As alergias podem se manifestar de diversas maneiras, tosse recorrente, congestão nasal, coceira, olhos lacrimejantes, erupções cutâneas, pele seca e até falta de ar. Como prevenir? Ao sinal de qualquer um dos sintomas, muitas vezes confundidos com um quadro gripal, procure um médico. Existem testes cutâneos e outros métodos de precisar a intensidade dos alérgenos em cada indivíduo. Seguir o tratamento adequado para doenças alérgicas é o melhor meio de minimizar os constrangimentos que os sintomas provocam e a interferência na qualidade de vida.

Até o próximo post!

Deixe seu comentário!