Escovando os dentes sozinha: Dicas e a minha experiência!

Escovando os dentes sozinha autonomia
Arquivo pessoal

Outro dia conversando com uma mãe sobre diversos assuntos sobre a educação dos filhos, ela comentou em como deixar a filha escovar os dentes sozinha. A preocupação dela era saber se a filha estaria fazendo certo.

Aqui em casa, a Rafa nunca me deu trabalho nesta questão, ela sempre amou escovar os dentes e defendo a tese das referências que eu acredito que ficaram em sua memória, desde um ano de idade, quando comecei este processo de higiene dos dentinhos.

– Eu cantava música ao escovar os dentinhos no banho, sempre escovei no banho, com 2 anos quando começou a ir para a escola é que ela conheceu a “rotina” de escovar os dentes no lavatório do banheiro.

– Rafa sempre adorou nos imitar e era muito nítido isso, sempre aproveitamos esse gancho para fazer deste momento uma brincadeira também, durante a nossa escovação (minha ou do Paulo), começávamos a dançar e cantar.

O tempo passa rápido, os filhos crescem e é muito comum não pararmos para pensar: “Será que já é hora de fazer sozinho”? Estamos acostumadas com a rotinha de cuidados com o filhote e nem percebemos que de repente, eles próprios já podem fazer muitas coisas sozinhos.

E costumo defender sempre que tudo tem sua hora, seu tempo, nada deve ser forçado ou imposto, cada ser humano é único, alguns se desenvolvem mais rápido, outros nem tanto, então a primeira dica que eu daria é:

– Observe se o seu filho tem interesse em escovar os dentes sozinho, se sim, ótimo, vou falar aqui como faço com a Rafaela. Se não, que tal incentivar? crianças adoram se sentir úteis e como “gente grande”, use frases do tipo:

  • “você já está mocinho (a) quer escovar os dentes sozinho (a)? Depois a mamãe repassa os cantinhos para tudo ficar bem limpinho”.
  • “Parabéns você escovou muito bem, agora é hora da mamãe repassar para ter certeza que todos os germes foram embora”.

Agora se o seu caso é outro, seu filho ama fazer tudo sozinho e você percebeu que já está na hora de lhe dar mais esta tarefa, aqui em casa uso muito a frase “confio em você”, demonstro que sei que ela é capaz de fazer sozinha, que está crescendo e aprendendo a se cuidar.

Profissionais da área orientam pais a ajudarem na higiene bucal dos filhos até os 8 anos de idade.

E a tática que funciona aqui em casa é a seguinte: Rafa escova os dentes sozinha sem a minha supervisão, nas horas que não temos que sair para a rua, são momentos que eu sei que serão poucas horas sem os meus cuidados, foi uma maneira que encontrei de dar autonomia e mostrar minha confiança nela e sempre reforço o “confio em você”, fazendo ela acreditar que está fazendo certo.

Rafaela tem apenas 6 anos e não acho necessário ensiná-la a escovar os dentes corretamente sozinha ainda, por isso não fico supervisionando a escovação, aos poucos, conforme eu for percebendo o aprimoramento de suas habilidades, foco nas orientações de como fazer o certo, para isso conto com a ajuda da odontopediatra, durante as consultas de prevenção me instruindo onde melhorar a escovação.

E mesmo quando é a minha vez de repassar a escovação, primeiro ela faz sozinha e depois é a minha vez. Ahhh e temos duas escovas, uma para cada uma, a dela e a da mamãe para repassar.

São pequenas coisas, nenhuma mudança brusca, aos poucos, sei que chegará o momento certo e também vou saber quando ela já entenderá como fazer uma escovação correta sozinha, o mais importante aqui é criarmos o hábito, a importância do autocuidado e fazer dele um importante grande passo no seu desenvolvimento, para exercer esta tarefa de maneira eficaz, sem termos problemas no futuro.

Tenho usado isso também para o banheiro, quando não vamos sair, ela limpa o xixi sozinha e o cocô ela pode se limpar quando está perto da hora de tomar banho, esta é uma outra tarefa que estou aproveitando para dar mais autonomia, quando é necessário aquele banho rápido para tirar o suor, por exemplo, deixo fazendo sozinha e repasso as partes intímas.

Até o próximo post!

Deixe seu comentário!