Neste último dia 06/05, estive no Seminário Internacional de Mães e vou contar um pouco sobre o evento para vocês.
A sensação de chegar em um lugar e saber que quase 1.000 mães estavam ali para tirar dúvidas, buscar soluções ou eliminar suas preocupações com o mundo materno já é gratificante, você percebe que não está sozinha.
A ideia das organizadoras do evento de reunir em um único momento, mães para trocarem suas experiências e mostrar que não há regras e nem manual, é fantástica e deu super certo, o Seminário em sua 3ª edição foi um sucesso.
Bom, mas o que eu trouxe de bagagem?
Eu consegui assistir quase todas as palestras e escrevo aqui o que mais me impactou, mas antes quero dizer que saí de lá tão feliz, mas muito feliz, porque cheguei a conclusão que vivo tentando acertar, mas ainda assim continuo errando!!!!! E é nessa ordem que vou aprender a ser uma mãe cada vez melhor para a Rafaela. Todas nós carregamos a famosa CULPA!!!! Não, não devemos nos sentir culpadas!!! Simplesmente estamos tentando ser a melhor mãe para nossos filhos e não há nada de errado nisso.
Adorei a palestra da Mara Luquet, sensacional! Suas palavras me fizeram repensar o destino que dou ao meu dinheiro. E um outro ponto muito enfatizado por ela: mãe deve cuidar de si mesma! É normal pensarmos somente nos filhos e querermos dar de tudo para eles, mas seu filho na vida adulta não será feliz sabendo que tem uma mãe doente e em uma situação financeira ruim. Devemos pensar em nossa aposentadoria, não podemos ser dependentes de nossos filhos.
Palestra com Dr. Drauzio Varella – Garanto que você é capaz de ficar horas ouvindo ele falar e não cansar!!!!! Foi espetacular!!!! Devemos cuidar da própria saúde, não fomos feitos para sermos sedentários e de alguma maneira temos que nos exercitar e encontrar um espaço na rotina para praticarmos esse benefício a saúde. Como ele mesmo disse, “não sei como cada uma aqui fará isso, mas devem fazer”!
Marcos Piangers – Chorei e dei muita risada ao mesmo tempo. Sua história é uma lição de vida, mesmo sendo criado sem o pai, isso não foi motivo para não ser um super herói para as filhas. O conceito de que cuidar de filhos e da casa não é só o papel da figura feminina, faz muito sentido, porém ainda não é uma realidade consolidada. Devemos deixar nossos filhos sozinhos com os pais, deixar que eles aprendam a trocar fraldas e passar por perengues as vezes, isso é bom para ambos.
Tina Bryson – a palestra foi via vídeo conferência, autora do livro O Cérebro da Criança, ela nos explicou em uma linguagem de fácil entendimento, como podemos ajudar nossos filhos a lidar com as frustrações, fazê-los serem pessoas mais felizes e a fazer boas escolhas no futuro.
Mamães é isso! Deu para passar um pouquinho do que aconteceu por lá, não é?
Beijo!