Alimentação durante a gestação – O que não se deve comer

Olá, mamães

Todas nós sabemos como é importante ter uma alimentação saudável, equilibrada e cautelosa! O post de hoje fala um pouco sobre esses alimentos durante a gestação, fase em que necessitamos de uma quantidade maior de nutrientes, porém é um período que estamos mais vulneráveis a infecções por vírus e bactérias de alimentos não conservados e/ou processados adequadamente.

Não é necessário uma dieta especial, mas buscar uma alimentação correta só trará benefícios para você mamãe e para o desenvolvimento do seu bebê.

Durante a minha gestação fiz questão de tomar esses cuidados. Por isso, fiz uma lista contendo o que se deve ter cautela e o que realmente é necessário evitar:

  1. Carnes cruas ou mal passadas

As proteínas são essenciais nesse período, nutriente responsável pela construção e multiplicação das células e tecidos do bebê, presente nas carnes vermelhas, evite consumi-la crua, nos dias de hoje, fica difícil sabermos a procedência de todos os alimentos que chegam à nossa mesa e a maneira como são armazenados, havendo risco de contaminação por bactérias e protozoários, como a Toxoplasmose, doença assintomática, podendo causar cegueira, convulsões e até a morte do bebê dependendo do momento da gestação. Frutas, legumes e verduras mal lavadas também são possíveis transmissores da Toxoplasmose.

  1. Leite e queijos

Produtos feitos com leite não-pasteurizado podem transmitir a Listeriose, provocada pela bactéria Listeria monocytogenes, é uma doença rara, mas pode provocar abortos e natimorte. Queijos macios tipo camembert, brie, feta, queijos azuis são alguns deles. Leite de cabra e ovelha recém-ordenhado também não devem ser consumidos por grávidas. Queijo frescal tipo minas recomendo consumir somente em casa, de marcas que você já está acostumada a comprar, consumir este queijo em restaurantes, principalmente self-service pode apresentar riscos de contaminação, por estarem muito tempo expostos e sem a refrigeração adequada.

  1. Fígado e seus derivados

Pode parecer estranho, mas é isso mesmo, fígado, um alimento que sempre ouvimos falar que contém vitaminas e faz muito bem à saúde, mas por ser tão nutritivo contém níveis altíssimos de forma retinóica da vitamina A, podendo trazer riscos ao bebê e prejudicar o seu desenvolvimento, principalmente no primeiro trimestre de gestação, recomenda-se consumir em pequenas quantidades, o fígado cru ou mal passado e patês a base de fígado podem também transmitir Listeriose.

  1. Ovos

Somente cozido!!!! Alimento super indicado para grávidas, ótima fonte de proteínas, mas se você gosta do ovo com a gema mole, por exemplo, terá que abrir mão dele no período de gestação, para evitar o risco de contaminação pela bactéria Salmonella, doença que provoca intoxicação alimentar, os sintomas mais comuns são náuseas, vômitos e dores abdominais seguida de diarreia, geralmente isso não afeta o bebê, mas em casos mais graves, pode levar a partos prematuros e abortos espontâneos. Evite também consumir maionese e mousses caseiras, preparações que levam ovos crus.

  1. Peixes cru e frutos do mar

Para as amadoras de comida japonesa, não se preocupem, não é necessário deixar de consumir o peixe cru, apesar de muitos falarem que não pode! O importante é conhecer a procedência do peixe, se é armazenado e manipulado da maneira correta, procure frequentar restaurantes conhecidos e de sua confiança e compre produtos de marcas que você já conhece. Outra recomendação importante é não consumir o peixe cru mais de duas vezes na semana, alguns peixes como cação, peixe-espada, garoupa, tubarão e marlin possuem alta concentração de mercúrio, sendo prejudicial para o desenvolvimento do sistema nervoso do bebê, por isso, converse com o seu médico se o consumo for frequente.

Os peixes mais recomendados para consumo são: Salmão, Sardinhas, Arenque e Atum (recomenda-se consumo moderado)

Frutos do mar são grandes vilões causadores de intoxicação alimentar, podem conter vírus e bactérias, portanto é muito importante se certificar que estejam muito bem cozidos. Cozinhe ostras e mariscos até suas conchas se abrirem, descarte todos os que não se abrirem após o cozimento.

  1. Açúcar

Não há problemas em consumir doces, desde que seja moderado, nada de exageros! Açúcar em excesso aumenta o risco de diabetes gestacional, doença que pode causar problemas para  a mãe e o bebê, pois aumenta o risco de ambos desenvolverem diabetes do tipo 2 no futuro, além da mãe ter grandes chances de ter novamente a doença em uma outra gravidez e muitos outros problemas, como parto prematuro e aumento da pressão arterial.

Se fizer uso de adoçantes, os mais indicados são a sucralose, acesulfame-K e a estévia, outros opções são açúcar mascavo ou demerara, mais saudáveis em relação ao açúcar branco refinado.

  1. Sal

Fuja deste vilão, principalmente durante a gestação, procurem ficar bem atentas ao teor de sódio contidos nos alimentos, produtos industrializados, embutidos e molhos prontos são ricos em sódio, confesso que durante minha gestação consumia alimentos com apelo “light” ou integral, mas até mesmo com esses produtos devemos ficar atentas.

O excesso de sal causa retenção de líquidos, inchaço e em casos mais graves hipertensão.

  1. Cafeína

Encontrada no café, chás, refrigerantes a base de cola, chocolates e algumas medicações é importante considerar os efeitos dessa substância para a mamãe e o bebê, há evidências que o consumo em excesso aumentam o risco de um parto prematuro e baixo peso do bebê ao nascer, isso porque a cafeína pode atravessar a barreira placentária, influenciando no crescimento das células fetais. Cafés e chás também prejudicam a absorção de ferro no corpo, se consumidos logo após uma refeição, considere um intervalo de pelo menos 30 minutos antes e depois.

Mas……..não precisa se desesperar e cortar a cafeína da alimentação, até 300mg de cafeína por dia, é considerado normal e não afeta em nada o seu bebê. Enfim, o seu café com leite da manhã não causará mal algum, chás prefira os de ervas como camomila e erva-doce. E lembrando, se o consumo for moderado não precisa se preocupar, agora se você consome muitos produtos a base de cafeína é importante conversar com o seu médico de confiança e saber qual a sua opinião a respeito.

  1. Bebidas alcoólicas

Evite, somente isso!!!! Não existem parâmetros de quantidades seguras de álcool durante a gestação. O consumo excessivo pode provocar a “síndrome alcoólica fetal”, podendo resultar em um bebê pequeno com defeitos congênitos, atraso físico e mental, comprometimento de crescimento e distúrbios de comportamento. E se mesmo assim a vontade bater, consulte seu médico, alguns costumam liberar pequenas doses de vinho ou cerveja.

Esses são os principais alimentos que devemos ter cuidado durante a gestação, ouvimos falar de muitos outros vilões, como algumas frutas, especiarias, mas nada é comprovado cientificamente, se você se alimentar de uma forma equilibrada dificilmente terá problemas. E lembrem-se: este pequeno ser que está para nascer depende somente de você, portanto saber exatamente o que se consome só lhe trará benefícios.

Deixe seu comentário!