Os primeiros dias em casa com o bebê!

Antes de começar a escrever gostaria de deixar o meu abraço aos novos e recentes papais. Se você está lendo esse post provavelmente tem bebê a caminho.

Durante a gestação a maioria das mamães, suponho eu, além de continuar normalmente com as suas atividades, passa a dispor do seu tempo na compra do enxoval, visitas ao médico, realização de exames, decoração do quartinho, preparativos para o chá de fraldas e também buscando informações sobre os primeiros cuidados com o bebê em casa. Comigo foi assim, todo o tempo livre que eu tinha era com os preparativos para a chegada da Rafa, além da reforma do meu apartamento, talvez por isso eu não tenha me preparado tanto para alguns detalhes importantes dos primeiros dias com o bebê em casa.

Por mais que você tenha pesquisado sobre como cuidar de um bebê, é chegado o momento de por tudo em prática e mesmo assim muitas dúvidas surgirão, afinal estamos lidando com um novo ser que chega ao mundo cheio de novidades e ainda não o conhecemos por completo, por isso temos que ter 100% do nosso tempo disponível para eles, algumas pessoas juram que recém-nascido só dorme. Oi?!!!!!! Nos primeiros dias com a Rafa em casa, tinha a impressão que havia passado um furacão aqui, neste início não conseguimos identificar o motivo do choro do bebê, então é tenso quando o choro vem e você não tem ideia do que fazer primeiro. Você pensa em uma lista do que pode ser, mas não sabe por onde começa.

E não é só o bebê que precisará de cuidados, a mãe também, de um lado o bebê que precisa se adaptar a vida fora do útero e a mãe de outro que precisa alimentar, cuidar e decifrar os desconfortos do bebê, lidar com as novas emoções, algum incomodo no corpo, seja por dor de uma cesariana ou episiotomia, cansaço ou sono.

Eu passei pelo Baby Blues, sentia uma dor terrível no corpo, meu parto foi cesárea, outro ponto em que as pessoas dizem que é tranquilo, mas comigo não foi e tinha os desafios da amamentação.

O segredo para um início mais tranquilo é se atentar  a alguns detalhes que fazem a diferença. Não querendo assustar ninguém, mas os primeiros dias geram ansiedade, preocupação e são confusos, eu me preparei em partes, deixei de me preocupar com muita coisa que fizeram tanta falta!

Essa é a minha lista de conselhos que gostaria de deixar para vocês:

– Use e abuse do maridão, rsrsrs…. meu marido sempre foi participativo em tudo, desde o início da gestação ele já avisou a empresa onde trabalhava que emendaria as férias com a licença paternidade, foram 30 dias em casa, era ele quem cuidava do banho da Rafa e das nossas refeições.

– Defina antes como serão as visitas e deixe alguém encarregado de comunicar a todos essa decisão, eu não avisei ninguém que preferia as visitas no hospital, então aqui em casa tinha visita após 7 dias do nascimento da Rafa. NUNCA MAIS ESQUEÇO DE AVISAR!!!!!

– Combine com antecedência de quem, como e quando você terá ajuda. Tente deixar definido as responsabilidades dessa pessoa, algumas tarefas nós mesmas gostamos de executar e outras delegamos sem problemas.

– Organize a limpeza da casa alguns dias antes do seu retorno da maternidade, eu combinei uma limpeza geral com a faxineira da época, um dia antes da minha alta, assim eu poderia esperar uns 15 dias para a próxima faxina, até estabelecermos uma rotina aqui em casa. É uma opção, se você prefere ter somente pessoas mais próximas por perto para se sentir a vontade em casa, como eu!

– Adiante as compras de supermercado e deixe comida preparada (escolha pratos possíveis de congelar), será de uma utilidade tão grande, você nunca se arrependerá de ter feito.

– Escolha o pediatra antes do bebê nascer, deixe agendado a primeira consulta e se necessário ligue para tirar dúvidas, eu me sentia mais segura assim. Eu deixei a consulta agendada, mas eu não tinha o telefone do médico, somente do consultório, era fim de semana, então contatei o pediatra do hospital na época, além do pediatra, defina um especialista em amamentação para te auxiliar, não deixe para procurar depois, quando já estiver com o bebê em casa.

– Organize itens de higiene, roupinhas dos primeiros dias para não ter que ficar procurando e/ou separando nada com o bebê chorando, por exemplo.

– Faça uma lista com os contatos que considere mais importante e disponibilize a todos: pediatra, ginecologista, especialista em amamentação, pessoas de sua rede de apoio, fármacia etc.

– E procure ficar tranquila, aos poucos você e o bebê entram em sintonia e as coisas começam a entrar nos eixos.

Pronto! São coisas simples que as vezes esquecemos de organizar, mas que são de grande utilidade com um recém-nascido em casa.

E não se esqueça, mesmo com a impressão de que tudo está um caos, aproveite cada momento, cada fase é um prazer, parece que nasce um pedacinho de uma nova experiência dentro de nós, é simplesmente precioso. Pense que toda esta loucura e confusão do primeiros dias são consequências do milagre da vida em seus braços.

Ahhh só mais um detalhe, ao chegarem em casa entrem com o pé direito e digam ao bebê “bem-vindo a sua casa” ou se o bebê nasceu em casa, faça o ritual ao entrar no quartinho dele, muitos dizem para fazer isso e nós aqui fizemos, não acredito em superstições, mas tudo o que vibra boas intenções eu faço de coração.

Um beijo!

Deixe seu comentário!