Exposição “O Mundo das Maravilhas de Monteiro Lobato”

Neste último sábado fomos visitar a exposição “O Mundo das Maravilhas de Monteiro Lobato”, uma ótima opção de passeio nestas férias.

Adoramos o passeio, não só a Rafaela, mas nós também, muito agradável para toda a família. Começando pela entrada da biblioteca que foi transformada em um corredor com as cores do arco-íris, permite acesso ao interior do andar térreo, com dois ambientes da exposição, uma sala com um livro gigante aberto com o cenário e personagens do Sítio, as crianças podem brincar como se estivessem dentro da história.

Ainda no andar térreo há uma exposição em formato de livros gigantes abertos na vertical, que expõem a vida, obras e até objetos de Monteiro Lobato.

No andar superior, há uma sala de leitura infantil e outra com gibis e bonecos gigantes dos personagens do Sítio do Picapau Amarelo.

Nos Destaques do meu perfil do Instagram tem fotinhos pra vocês.


No próximo dia 4 de julho, completam 70 anos da morte de Monteiro Lobato e o objetivo da exposição é reviver seus grandes momentos literários por meio de suas obras, expostas em grande formato, além de homenagear seu legado e sua contribuição para a literatura e cultura nacional.

“Monteiro Lobato introduziu crianças e adultos à leitura e as adaptações da sua obra para a televisão fizeram com que os personagens ficassem ainda mais conhecidos do grande público, de geração a geração. Nossa expectativa é que pessoas de todas as idades possam adentrar nesse universo mágico relembrando este autor que foi tão importante para a Literatura Brasileira”, explica o secretário municipal de São Paulo André Sturm.

 


Você sabia?

Nascido em Taubaté, interior de São Paulo, Monteiro Lobato é criador de personagens como Narizinho, Pedrinho, a boneca de pano Emília e o sabugo de milho Visconde de Sabugosa, entre outras figuras fascinantes da literatura infantil brasileira. Desde a publicação de seu primeiro livro infantil, A Menina do Narizinho Arrebitado (1920), o escritor se inspirou em histórias folclóricas brasileiras, mitologia grega e contos de fadas, entre outras referências.

Em 1916, começou a carreira como jornalista e, no ano seguinte, publicou seu polêmico artigo “Paranoia ou Mistificação?”, no qual criticava a influência das vanguardas europeias no trabalho da pintora Anita Malfatti, em nome do ideal da construção de uma estética nacional, sem estrangeirismos. Em 1918, fundou a primeira editora brasileira de livros, antes impressos em Portugal. Ao longo de sua carreira, Lobato publicou e traduziu obras clássicas da literatura infantojuvenil mundial, mas foi com o seu trabalho de escritor que ele se destacou, produzindo 26 títulos infantis.

Fonte: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/bibliotecas/monteiro_lobato/index.php?p=3822

Serviço

Passeio: Exposição “O Mundo das Maravilhas de Monteiro Lobato”

Idade: Todas as idades

Quando: de 01/07/18 a 02/12/18

Horários: de segunda a sexta, das 8h às 18h; sábados das 10h às 17h; domingos das 10h às 14h

Preços: Gratuito

Onde: Biblioteca Monteiro Lobato – Rua General Jardim, 485, Vila Buarque – São Paulo 

Informações: (11) 3256-4122 

Site: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/bibliotecas/noticias/?p=23526

Fotos:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe seu comentário!