Enfrentamos este problema aqui em casa desde quando a Rafa era bebê, porém quando chegou perto de completar 3 anos praticamente a doença não deu mais as caras e acreditei que finalmente não me preocuparia mais com os cuidados que a doença exige, me enganei!
Para quem não sabe a dermatite atópica, conhecida também como eczema atópico, é um problema de pele comum em bebês e crianças, conhecida como uma inflamação crônica, apresenta pele seca, erupções que coçam bastante, podendo levar a ferimentos e crostas esbranquiçadas.
E porque a doença exige atenção diária? como falei no início, a doença já não dava as caras há algum tempo, então deixei de praticar alguns cuidados rotineiros e quando os primeiros sinais de coceira apareceram na Rafa não associei à dermatite atópica. A princípio achei que era apenas pele ressecada, devido ao tempo seco que estamos enfrentando nesta época do ano e pelo uso de um sabonete novo.
Bom, estamos em Agosto/2018 e tudo começou em meados de Junho, Rafa acordava se coçando, pele bem ressecada, voltei então a usar hidratante diariamente, primordial para quem sofre da doença, no início as lesões bem leves eram na parte interna das coxas, depois avançou para a parte toda de trás das pernas e o mais crônico na parte da frente da coxa e dobra dos braços, com toda essa piora, o momento de passar o hidratante virou uma guerra aqui em casa, Rafa chorava muito dizendo que ardia, ainda bem que os vizinhos não chamaram o Conselho Tutelar, ai Deus!
No caso da Rafa, não teve jeito, tive que recorrer a ajuda de um médico dermatologista, a intensa coceira com as unhas formaram feridas, uma porta aberta para bactérias, entramos com medicamento anti-alérgico via oral, pomada para as lesões e a hidratação diária.
E era aqui que eu queria chegar, o título do post mostra bem isso, a doença não tem cura, medicamentos e hidratantes reduzem as inflamações, melhoram a coceira, mas a prevenção aqui ainda é o melhor remédio, sem dúvida! assim como eu, você também pode pensar depois de um certo tempo usando hidratantes que não há necessidade deste cuidado preocupante diariamente, pois bem, é aqui que mora o perigo, a doença vai e volta, podendo ter intervalos curtos ou longos, por isso de uns tempos para cá, dificilmente eu estava usando hidratante nela, não pensem que sou a mãe desnaturada, de verdade não sou.
Enfim, tudo voltou ao normal, as coceiras e lesões desapareceram, o post é curtinho mesmo, para contar do susto e alertar outras mamães, como pesquisei bastante sobre o tema, achei muita informação bacana para compartilhar e decidi fazer um outro post falando especificamente da doença, é só clicar aqui!
Um beijo,