Especialidade médica é coisa séria!

 

Como saber se o médico escolhido para cuidar da sua família é realmente um especialista? Sempre ouvimos notícias de pacientes prejudicados por procedimentos ou tratamentos executados por médicos que se dizem especialistas em determinada área.

Um médico deve seguir requisitos obrigatórios para obter o título de especialista em alguma área da medicina (atualmente são 53 reconhecidas no Brasil pela Associação Médica Brasileira – AMB), porém temos que estar bastante atentos as informações que nos chegam com tanta facilidade e rapidez, como por exemplo, especialidades com apelo revolucionário e milagroso na solução de determinados problemas de saúde.

Isso é um assunto sério e por isso resolvi fazer este post com informações úteis para ajudar mamães e papais a identificarem a correta identidade do especialista escolhido para cuidar da saúde de sua família, compartilhem!

Como saber se um médico é especialista?

Consulte o RQE! (Registro de Qualificação de Especialista) – número obtido quando o médico efetua o registro do Título de Especialista junto ao Conselho Regional de Medicina, desconfie se o médico não possuir este registro e disser que é especialista.

Qualquer pessoa está apta a fazer a consulta, é rápido e simples, no site do Conselho Federal de Medicina ou dos Conselhos Regionais de cada estado (lista disponível no portal do CFM), preencha os campos com o nome do médico ou CRM, quanto mais informações, mais fácil a localização, observe se a situação do médico está regular e se há o nº do RQE ao lado da especialidade discriminada.

Apenas esclarecendo que o CRM (inscrição no Conselho Regional de Medicina) e que consta no carimbo do médico, serve para mostrar que ele está apto a exercer a medicina, mas isso não o intitula como especialista, o RQE é o único meio reconhecido para a confirmação de qualquer título de especialista, inclusive é Lei (n. 3.268 de 30 de Setembro de 1957, artigo 17).

Deixe seu comentário!