Canhotismo! Curiosidades, Dificuldades e Dicas

No post Rafa é canhota! Eu explico um pouco sobre o que descobri sobre esse seleto grupo de pessoas no mundo, apesar da ciência ainda não ter chegado a um consenso sobre esta particularidade, vale ressaltar sobre as dificuldades que um canhoto pode vir a enfrentar ao longo da vida, o bom é que hoje em dia existem soluções simples para que a adaptação seja um processo natural.

Como o blog é sobre maternidade, separei dicas referentes ao aprendizado na escola, lugar onde será o início crucial para que esta pequena particularidade seja natural para o seu filho, sem conflitos e frustações. O sucesso no futuro dependerá da sua experiência na infância, assim como qualquer outra aprendizado ao longo da vida, não é mesmo?

Se seu filho é canhoto, há 3 principais itens que os pais devem se atentar:

1. Apoio pedagógico

Informe a escola onde seu filho irá estudar sobre o canhotismo (se você já tiver certeza sobre a sua lateralidade) e tire todas as dúvidas sobre como é conduzido o apoio pedagógico durante a aprendizagem, seu filho jamais deve ser forçado a escrever com uma mão que não seja natural para ele, isso pode causar sérios problemas como a dislexia ou até gagueira.

2. Na escrita

O movimento de escrita para destros é no sentido da mão dominante, da esquerda para a direita, para o canhoto é ao contrário da mão esquerda, por isso o canhoto acaba passando por cima do texto que acaba de ser escrito, muitas vezes sujando a mão ou até borrando a recém escrita, por exemplo, dando a impressão de desleixo, mas com alguns detalhes é possível solucionar o problema para que isso não cause desconfortos e atrapalhe a sua evolução durante o processo de aprendizagem:

  • posição do papel: varia entre cada criança, na tentativa de se adaptar a escrita, o canhoto encontra as mais variadas posições, o ideal é que seja uma que não cause dores nas costas, por exemplo;
  • posição do braço e punho: devem estar em uma posição confortável, proporcionando leveza nos movimentos da escrita;
  • o uso do lápis triangular ou adaptador: permite o canhoto segurá-lo com a ponta dos três dedos (médio, indicador e polegar), posição correta para maior conforto no momento da escrita;
  • caneta de secagem rápida e superfície de apoio do papel inclinada ajudam bastante.
3. Uso dos seguintes objetos:

Os mais comuns na escola são:

  • régua: a escala dos números visualmente para o canhoto começa do lado direito;
  • tesoura: as lâminas da tesoura comum ficam na posição inversa para o canhoto, por isso a dificuldade em recortar algo em linha reta;
  • caderno espiral: Eu que sou destra tenho dificuldades para caprichar na caligrafia ao final de uma frase em um caderno espiral, imaginem um canhoto tendo que iniciar a escrita com um espiral atrapalhando!.

No post Rafa é canhota, falei sobre a loja online No Destro, que possui uma linha bem completa de itens para facilitar em tudo a vida do canhoto!

Referente a outros objetos do cotidiano como: talheres, abridor de latas, facas, saca-rolhas, instrumentos musicais, mouse para computadores e outros detalhes usuais, observe como o seu filho se comportará ao longo dos anos e ajude-o da melhor maneira.

Se você perceber uma dificuldade maior do seu filho em aprender algo, utilize a técnica do espelho, sente-se na frente da criança, essa imagem de “espelho” facilita demais o seu aprendizado. E o mais importante, tenha paciência e corrija os erros com amor e dedicação, isso só lhe trará benefícios.

Curiosidades sobre os canhotos:

Há inúmeros artigos e textos na internet citando curiosidades já observadas em canhotos, verdade ou não, vou destacar as que eu achei mais interessantes:

  • Representam apenas entre 10% a 12% da população (talvez este percentual seja bem maior, pois no passado pessoas canhotas eram obrigadas a usarem a mão direita);
  • Possuem uma melhor percepção espacial, isso explica a facilidade em alguns esportes como boxe, futebol, tênis e esgrima;
  • A porcentagem de meninos canhotos é maior do que de meninas, entre 11% e 9% respectivamente;
  • A criatividade costuma ser mais aguçada e são melhores em pensamentos divergentes, isso explica a facilidade em apresentarem mais de uma solução para problemas;
  • Tem maior dificuldade em lidar com o medo, justamente porque o lado dominante do cérebro no canhoto é o direito, responsável pelas sensações negativas;
  • Tem a capacidade de processar informações com maior agilidade;
  • Dominam tarefas que envolvem manipulação mental de objetos, isso explica a grande quantidade de canhotos em jogos de xadrez.

Agora só para descontrair, a lista de famosos que são canhotos: Leonardo da Vinci, Aristóteles, David Bowie, Nikola Tesla, Jimi Hendrix, Bill Gates, Albert Einstein, Neil Armstrong, Winston Churchill, Paul McCartney, Leonel Messi, Barack Obama, Pablo Picasso e outros mais, o que há em comum entre eles? Todos são muito bem sucedidos em suas áreas de atuação.

Deixe seu comentário!