#VamosCuidarDasFamilias #PelaEducacaoParental
Você sabia que dia 10 de Maio de 2023 foi lançado o Compromisso pela Educação Parental? É isso mesmo! Neste dia em comemoração ao Dia Internacional da Família aconteceu a audiência pública na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), com o objetivo de enfatizar a importância do tema.
A abertura da audiência foi feita pela deputada Franciane Bayer (Republicanos-RS): “Sem famílias fortes, bem estabelecidas, com valores e efetividade não há esperança de uma nação desenvolvida, justa e próspera, na verdade sem a família não haveria nem civilização, se a vida começa conosco mães, é na família que ela se desenvolve e encontra plenitude, um país nada mais é de que uma grande associação de famílias unidas em comunidades, bairros, cidades e estados, não é por acaso que a nossa constituição federal em seu artigo 226 fixa família como a base da sociedade com proteção especial do Estado.”
O Compromisso pela Educação Parental está sendo articulado pela instituição Famly Talks em parceria com a Canguru News com a intenção de intensificar cada vez mais os debates sobre o tema e sensibilizar a população e os governos para a importância das famílias.
Você pode assistir a audiência na íntegra clicando aqui.
E eu gostaria de fazer um convite a vocês, pelas famílias, pelas nossas crianças, pelo futuro das próximas gerações, vamos fazer parte deste compromisso também?
No site https://familytalks.org/compromisso/index.html você pode conhecer em detalhes as ideias e objetivos do Compromisso pela Educação Parental e como assinar a Carta de Princípios.
O QUE É EDUCAÇÃO PARENTAL?
Educação parental diz respeito a ações desenvolvidas para melhorar a qualidade das relações entre mães, pais (e cuidadores) e filhos no seio familiar, através do desenvolvimento de habilidades parentais, tais como: fortalecimento de vínculos familiares, conhecimento sobre desenvolvimento infantil, estratégias para o relacionamento com crianças e jovens. Como consequência, o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes e a função protetiva das famílias são potencializados.
O COMPROMISSO PELA EDUCAÇÃO PARENTAL TEM COMO FUNDAMENTO OS SEGUINTES PRINCÍPIOS:
1. Melhor interesse da criança e do adolescente;
2. Valorização da unidade familiar como espaço primordial de construção da identidade social;
3. Fortalecimento de vínculos familiares como meio para prevenir situações de vulnerabilidade e risco social;
4. Participação da sociedade na missão de assegurar direitos à criança e ao adolescente, especialmente através de políticas públicas sobre educação parental;
5. Apoio do Estado às famílias como meio para assegurar os direitos de crianças e adolescentes;
6. Garantia do direito à convivência familiar e comunitária;
7. Parentalidade responsável;
8. Desenvolvimento integral da criança e do adolescente;
9. Promoção do bem-estar familiar, sobretudo infantil e juvenil;
10. Equilíbrio trabalho-família;
11. Solidariedade familiar;
12. Liberdade;
13. Respeito à dignidade da pessoa humana.
Eu faço parte deste movimento!