NÃO! Eu tenho certeza que na maioria das famílias sempre tem aquela tia ou parente indignada com você, te achando a mãe mais desnaturada do mundo porque você ainda não deu água ou chá para o seu bebê.
Aqui não foi diferente!
Se a amamentação for exclusiva até os 6 meses de idade, o leite materno é suficiente para compor uma boa hidratação ao bebê, somente ele oferece propriedades únicas ao seu filho, sem a necessidade de complemento com água ou chás.
Mesmo em dias mais quentes? muitas mães ficam com a dúvida da necessidade de oferecer água ao bebê nesta ocasião, o que pode acontecer é o aumento das mamadas, como consequência a mãe é quem precisa ingerir uma quantidade maior de água para garantir a sua hidratação, o leite materno suprirá todas as necessidades do seu bebê, acredite! Rafa nasceu em uma época que se fazia um calor escaldante em São Paulo e nunca ofereci água ou chá durante o período da amamentação exclusiva.
Oferecer água para bebês que mamam exclusivamente no peito, pode impactar negativamente no aleitamento, seu estômago é muito pequeno ainda e a água ocupará um espaço dele, que deveria ser de leite materno, podendo prejudicar inclusive no ganho de peso e valor nutricional.
Agora se o seu bebê toma fórmula, é necessário oferecer água, neste caso oriente-se com o pediatra do seu filho, ele indicará a quantidade ideal, pois cada bebê tem uma necessidade.
A recomendação é que água ou chá deve ser oferecido para as crianças junto com a introdução alimentar, já que a frequência das mamadas diminuem.
E como saber se estou dando água o suficiente para meu filho? Um bom parâmetro é a quantidade de xixi, se estiver clarinho e a troca de fralda for frequente, então está bem hidratado. A desidratação emite alguns sinais e caso desconfie de algo errado, observe os seguintes sinais:
– Choro sem lágrimas;
– Fralda seca por muitas horas ou com urina escura e cheiro forte;
– Lábios/Boca seca;
– Irritabilidade.
Em casos mais graves o bebê apresenta sono excessivo e a moleira funda.
Bom, agora que você já sabe em quais situações pode oferecer água ou chá para o seu bebê, guarde bem este post e mostre depois para aquele parente que ainda insiste em afirmar que a pobre criança vai morrer de sede! 🙂
Beijosssss