Dermatite atópica: informações gerais sobre a doença

No post anterior contei sobre a minha experiência com a Rafa, a dermatite nos pegou de surpresa quase 1 ano e meio depois sem aparecer, descobri que a doença é recorrente, podendo se prolongar até a vida adulta.

Depois deste susto e pesquisando mais sobre o assunto, descobri informações importantes e quero dividir com vocês.

O que é Dermatite Atópica?

Conhecida também como eczema atópico, é um problema de pele comum em bebês e crianças podendo se estender até a fase adulta, considerada uma inflamação crônica, apresenta pele seca, erupções que coçam bastante, podendo levar a ferimentos e crostas esbranquiçadas.

Pesquisas bem fundamentadas comprovam que não se trata de uma doença contagiosa e sim de caráter hereditário, comum em famílias que sofrem de quadros de rinite alérgica, asma, bronquite e outras alergias. Eu e o papai da Rafaela temos rinite alérgica, por exemplo.

Como a doença se apresenta?

A doença se apresenta de maneiras diferentes dependendo da idade, em bebês as lesões são mais comuns no rosto, couro cabeludo, cotovelos e joelhos, em crianças se apresenta nas dobras dos joelhos e cotovelos, pescoço, pulsos e tornozelos, na fase adulta as lesões se concentram mais nas regiões das mãos, pés e pescoço e eventualmente nas dobras dos braços e pernas.

Diagnóstico

Os critérios para o diagnóstico são simples, geralmente sem a necessidade de exames clínicos, o especialista leva em consideração os seguintes fatores:

– Histórico de alergia respiratória na criança e em familiares de primeiro grau;

– Coceira

– Pele seca

– Manchas vermelhas

Fatores desencadeantes

– Suor excessivo, geralmente acontece em dias quentes;

– Frio intenso significa banhos mais quentes e demorados;

– Roupas apertadas, de lã em contato direto com a pele e tecido sintético;

– Amaciantes;

– Baixa umidade do ar;

– Alergia a ácaros e poeira;

– Estresse e cansaço;

– Contato com produtos químicos;

– Piscina clorada;

– Alergia alimentar, não há consentimento sobre o assunto ainda, mas geralmente crianças com dermatite atópica também possuem algum tipo de restrição alimentar.

O que devo fazer para prevenir a reação da doença?

A hidratação diária é medida crucial em pessoas com a doença, pelo menos duas vezes ao dia, sendo uma delas logo após o banho, estudos afirmam que a dermatite atópica refere-se a uma alteração da barreira cutânea, é como se faltasse algo e a pele ficasse desprotegida, o uso do hidratante tem esse papel, de umedecer a pele reestabelecendo a deficiência da barreira de proteção da pele.

Vale ressaltar que não é qualquer hidratante que pode ser usado, sua fórmula deve conter agentes calmantes para a pele.

Além da hidratação, evitar os fatores reagentes já serão bem eficazes no controle da doença.

Existe tratamento para a doença?

Sim, nos momentos de crise o médico especialista pode receitar anti-alérgicos via oral e pomadas e também indicar o hidratante específico para o tratamento.

Os cuidados aqui em casa

– Banho: quando a Rafaela está muito suada, seja devido ao calor ou porque brincou bastante, banho na certa, mesmo se estiver dormindo, se não, é batata, vai acordar se coçando e com as bolinhas vermelhas. No frio fico me policiando com água quente demais e os banhos são rápidos.

– Roupas: somente de algodão e sempre mais larguinhas, a Rafa mesmo não gosta de roupas apertadas.

– Amaciantes: não uso, já fiz testes esporádicos, é usar e as coceiras voltam, uso somente sabão em pó líquido nas roupas da Rafa, por isso até hoje ainda lavo as roupinhas dela separadas das minhas e do papai.

– Sabonete: até os dois anos de idade, foi o período que a dermatite mais apareceu na Rafa, testei tantos produtos, até hoje uso o mesmo sabonete e o melhor foi o líquido, o shampoo e o condicionador são da mesma marca, quando era bebê as coceiras na cabeça eram tensas também.

– Unhas: tento manter bem curtas para não correr o risco de ferimentos nas lesões, com a pele machucada o risco de infecção é grande, sendo necessário o uso de pomadas com antibiótico.

Enfim, espero que as informações ajudem!

Deixe seu comentário!