Criança gosta de brincar!!! É algo natural e indispensável para o seu desenvolvimento!

Desde bebês já despertamos esse interesse pelo brincar, com o estímulo dos sentidos, mesmo que sozinhos, permitindo a descoberta das cores, cheiro, textura e sons.

Brincar faz parte do crescimento, vibramos quando nossos pequenos começam a engatinhar, andar, falar, conquistar certos marcos do seu crescimento e a brincadeira também faz parte do desenvolvimento infantil, através do brincar a criança desenvolve o raciocínio, a criatividade, a linguagem, socialização e habilidades motoras, crianças que brincam possuem maior autoestima e autoconfiança.

Muitos defendem a ideia equivocada de que brincar é para entreter, significa muito mais que isso, é um aprendizado capaz de se tornar uma ferramenta espetacular para nós pais, com o papel de estimuladores da criança na construção desse desenvolvimento.

Ainda pequenos nossos filhos já começam a construir sua visão do mundo, o relacionamento social, emocional e é através da brincadeira que a criança reflete as experiências que já viveu e também coisas da sua imaginação, além de estimular a autonomia, pois a criança é quem conduz a brincadeira, do jeito dela, somente por volta dos 5 anos é que as crianças estão aptas a incluir outras crianças em suas brincadeiras, aprendendo a lidar com o limites de espaço e a respeitar regras, fundamental para o convívio em sociedade.

A interação com um adulto permite observar desconfortos ou frustações que venham ocorrer durante a brincadeira, sendo uma ótima oportunidade para propor soluções e ideias, incentivando a imaginação da criança e elevando o seu nível de interesse e motivação pelo brincar.

Então não perca a oportunidade de brincar junto com o seu filho, é uma ótima maneira de observar seus sentimentos, os pontos fortes e os mais vulneráveis, além de fortalecer o vínculo e o lado afetivo entre pais e filhos.

Aqui em casa um simples canudo de papelão já é diversão e capaz de virar um monte de brincadeiras, criança não precisa de uma pilha de brinquedos e nem de muito espaço para brincar, o que importa é a capacidade do brinquedo ou brincadeira exigir sua atenção.

Vê-los construindo suas próprias ideias demonstra como a criança compreende o mundo dos adultos, a realidade na qual se está inserida, dando a possibilidade de expor seus conflitos, sentimentos e desejos.

Um exemplo disso é o faz de conta e na minha opinião o mais importante, com ela a criança desenvolve a capacidade de comunicação socializada, Rafaela adora brincar de faz de conta, o mais legal é quando brinca me imitando, é nesses momentos que consigo perceber quais emoções, responsabilidades ela absorve para si mesma e isso nos ensina tantas coisas! Ela já entende regras e com suas bonecas, por exemplo, tenta impor uma certa autoridade como mamãe, em algumas situações percebo excessos, então aproveito para explicar o motivo de determinadas regras.

Uma grande preocupação hoje em dia é o tempo que se dispõe para as crianças brincarem, os pais preocupados em educar cada vez mais precocemente e lotar a agenda das crianças com atividades extracurriculares reduzem cada vez mais esta atividade no dia-a-dia das crianças. O certo é que a criança tenha todos os dias um tempo livre para não fazer nada, brincar é um estimulante para o crescimento do seu filho, não o prive desta rica experiência.

Deixe seu comentário!