Hoje eu trago uma sugestão de leitura muito bacana para vocês, a paternidade é um assunto que está ganhando cada vez mais importância em artigos, blogs, palestras, mas não é só isso, na realidade muitos pais estão mostrando seu interesse em fortalecer o vínculo com os filhos e serem mais participativos no hábito de cuidados diários.
“Se este livro puder mudar o comportamento de, pelo menos, um homem, a meta foi cumprida”, escreve a editora-executiva da Pais&Filhos, Andressa Simonini, no prefácio. E foi exatamente este o objetivo inicial do publicitário Beto Bigatti quando escreveu seus primeiros textos em 2016 no blog Pai Mala. “Sentia falta de homens falando de forma afetiva sobre paternidade”, destaca o pai do Gianluca, 15 anos, e do Stefano, 7 anos.
Nestes últimos 4 anos, as palavras do Beto já ajudaram, sim, a mudar muita gente. Hoje é acompanhado por 17 mil seguidores no Instagram @pai_mala, onde compartilha bem mais do que seu dia a dia. É lá que propõe reflexões sobre o papel dos pais nas famílias, com textos pautados pela emoção. Esta é a tônica em todas as 156 páginas do livro “PAI MALA: relatos sinceros de afeto, vínculos e imperfeições que não estão nos manuais”.
Embaixador da Revista Pais&Filhos, realiza palestras e bate-papos sobre inclusão e paternidade. Os dois temas são presentes em seus sinceros testemunhos nos 13 capítulos. Beto nasceu com uma deficiência física que tentou esconder por tempo demais, até que a paternidade deu uma nova perspectiva para a vida toda. Do amor pelos filhos surgiu o despertar de um novo homem e a vontade de compartilhar seus aprendizados para inspirar outros pais também. O desejo é que mais famílias abracem o poder transformador da paternidade por meio do tripé afeto, presença e limites.
Ficha técnica
“Pai Mala: relatos sinceros de afeto, vínculos e imperfeições que não estão nos manuais”
Por Beto Bigatti | Edição independente
Edição de texto: Lu Thomé | Revisão: Fernanda Lisbôa | Capa: Guasca Studio