Nesse friozinho não dá vontade de tomar aquela sopa, caldo ou creme quentinhos? Eu amooooo essas delícias, uma das poucas coisas que me atraem no frio, rsrsrs….
Vou contar rapidinho sobre a história desta receita, um dia eu estava lendo na internet sobre os benefícios do alho poró e pensei a princípio em fazer uma sopa, durante o preparo, entre um ingrediente ali e outra lá, o resultado final ao invés de sopa foi esse creme divino da receita abaixo, aqui em casa quando faço não dura nem dois dias! Anotem aí!
Espero que gostem, me contem depois como ficou o de vocês!
Ingredientes:
3 talos de alho poró pequenos ou 2 grandes
3 dentes de alho
1 cebola média
3 batatas médias cortadas em pequenos cubos
1 inhame cortado em pequenos cubos
1 tomate cortado em oito partes
Pique o alho poró, o alho e a cebola, frite no azeite em fogo baixo até murcharem, não deixe dourar. Junte a batata e o inhame, acrescente água suficiente para cobrir o conteúdo da panela, tempere com sal a gosto e pimenta de sua preferência (eu uso pimenta caiena) e por último coloque o tomate.
Deixe cozinhar tempo suficiente até as batatas e o inhame amolecerem, faça o teste com um garfo, se já estiver macio, pode desligar o fogo.
Espere esfriar um pouco, coloque todo a sopa para bater no liquidificador até virar um creme grosso. Ele fica bem engrossado, sem a necessidade de colocar amido, o segredo é colocar água para cozinhar somente para cobrir tudo dentro da panela, se colocar a mais, é provável que o caldo fique ralo, mas se você preferir e gosta de engrossar com amido é só acrescentar uma colher (sopa) misturado em um copo americano com água.
Eu também costumo usar as folhas verdes do alho poró, muitas pessoas jogam fora, mas ele serve para dar sabor à caldos e sopas, é só picar bem picadinho e colocar um pouco para cozinhar junto com a sopa, o restante congele ou guarde na geladeira para usar em outras preparações como arroz e carnes.
Depois de pronto você pode fritar bacon ou calabresa e acrescentar no creme, queijo minas padrão fica mara!