A alimentação da nossa família!

Arquivo pessoal

Eu adoro falar sobre vida saudável!!! E tenho muito prazer em falar sobre a experiência de como mudei a minha alimentação e a da minha família também.

Vou contar à vocês, como eu era antes de me tornar mãe. Eu era saudável! Como assim Lu? Isso mesmo! Eu sempre me cuidei, controlava a alimentação, fazia atividade física, mas eu nem imaginava que fazia tudo errado, eu vivia frustrada e nunca estava feliz com o espelho, pois o meu peso não mudava e eu sempre tive a região acima do abdômen muito inchada. Diversas vezes entrei naquelas dietas malucas (da lua, do sol, do carboidrato…), cheguei a ficar doente por causa de uma dessas dietas, da imunidade ficar tão baixa e ter que ir para o hospital.

Eu sempre achei que tinha tendência para engordar fácil, pois amo comer, porém, casei pesando 55kg, quase 7 kilos a menos do que costumava pesar, mas nunca levei em consideração essa medida, porque cuidar dos preparativos de um casamento emagrece qualquer ser humano, rsrsrsrs…..

Depois do casamento variei muito de peso, descobri o Hipotireoidismo e a luta com a balança continuou por 7 anos até eu engravidar.

Quando engravidei da Rafaela, fiquei com medo de engordar demais, além de gostar de comer, sou louca por doces e chocolates, mas me deparei com o contrário, eu não tive vontade de comer doces, somente alimentos “salgados”, nem assim perdi peso, engordei 20kg e mesmo amamentando, não voltei ao meu peso antes da gestação, que já estava um pouco acima do habitual.

Quando dizemos que a maternidade muda completamente uma pessoa, não é clichê, é verdade! Foi na introdução alimentar da Rafaela que tudo começou a mudar, a pediatra me indicava quais ingredientes eu tinha que adicionar nas papinhas mês a mês e esse preparo “natural” parece que ficou marcado na minha cabeça. Todas as preparações eram feitas em casa, foi nessa época que fiquei conhecendo os blogs, encontrei vários com receitas de comidinhas naturais e que ensinavam uma lição essencial: LER RÓTULOS.

Foi a partir daí que descobri o grande segredo, eu sempre comia pouco, passava fome, não me sentia satisfeita, deixava de comer as coisas que gostava e não via resultados, por quê? Produtos com apelo “Fit” não são exatamente o que dizem ser. É preciso fazer substituições inteligentes, bingo! as mudanças foram gradativas aqui em casa, Rafinha já está com 5 anos e hoje posso dizer que temos hábitos alimentares saudáveis, durante todo este período fiz adaptações, voltei atrás, busquei informações e fui adequando o nosso cardápio à maneira que melhor se encaixava para nós.

Então não pense que tudo irá mudar do dia para a noite, ler pesquisas que mostram o que um produto ultraprocessado, açúcar refinado, farinha branca em geral, aditivos, conservantes em excesso podem fazer com a sua saúde é essencial, e que é preciso mudar. Eu sempre uso como lema o seguinte “as mudanças que adotei na vida hoje, irão refletir na minha velhice”, tenho como prova viva o meu pai que me diz o mesmo, como ele gostaria de ter tido acesso a todas essas informações, provavelmente não teria sofrido um infarto.

Por isso hoje prezo tanto pelo saudável! Quero que a minha filha cresça tendo prazer em comer, sabendo que não está fazendo mal a si mesma, por isso me preocupei tanto com a formação do seu paladar durante a sua introdução alimentar, é claro que a Rafaela come doces, ama chocolate, salgadinhos, mas a quantidade que ela come é pouca e não há mal algum de vez em quando fugir do convencional. Sou contra o extremismo!

Lembra que eu disse acima, que só agora depois de 5 anos do nascimento da Rafaela é que considero que temos hábitos alimentares saudáveis? Mês passado estive em consulta com o meu Endocrinologista e ganhei parabéns pelos hábitos saudáveis, os percentuais do exame de bioimpedância estão todos dentro da normalidade, os resultados dos exames de sangue estão excelentes, minha saúde e corpo hoje são muito melhores de quando eu engravidei.

Lógico que esses elogios não são porque mudei só a minha alimentação, é preciso ter equilíbrio e adotar um estilo de vida que priorize saúde, corpo e mente.

Eu voltei a praticar atividade física quando a Rafa já estava com um ano e meio de idade e não parei mais! Trabalho em casa com o blog e cuido de outras infinitas coisas que uma família exige. Precisei mudar, me adaptar e entender muitas coisas para achar este equilíbrio e posso dizer que hoje estou satisfeita.

A Reeducação alimentar é um hábito que se cria aos poucos, não adianta impor a você mesma o que e o quanto vai comer. Tenha em sua mente uma coisa: é necessário mudar! A partir daí você decide como começar, seja mudando seus hábitos sozinha, com ajuda de profissionais da área ou conversando e envolvendo todos da família.

Em um outro post vou falar sobre os produtos que usamos aqui em casa (as substituições inteligentes), para terem uma ideia de como não é difícil e que você pode comer bem, desfrutando de belos sabores na cozinha.

No Instagram, em Destaques, tem uma aba chamada Vida Saudável, lá mostro produtos saudáveis que sou fã, me acompanhem por lá também!

Até a próxima dica ou experiência!

Deixe seu comentário!